Scripts de mineração

Publicado em por Davi Junior

Um script de mineração é uma função colocada dentro de um site que faz uso do CPU, de quem visita o site, para minerar criptomoedas. Aqueles que operam o script são recompensados com criptomoedas quando um bloco é validado. A mineração começa logo que um usuário acessa o site que está rodando o script de mineração. Não há necessidade de interação alguma do usuário ou exploração de vulnerabilidades, tudo que é preciso para a mineração ocorrer é que o navegador de internet esteja com o JavaScript ativado. Devido ao fato de scripts de mineração utilizarem a CPU do usuário, a performance do computador pode ser degradada ao acessar um site que contenha um desses scripts.

O script com função de mineração de criptomoedas foi introduzido inicialmente pela Coinhive, um serviço que permite donos de site a utilizarem o poder computacional de seus visitantes para minerar a criptomoeda Monero. A Coinhive apresentou o script de mineração como uma alternativa ao ter que colocar publicidade no site. Monetizar um site através de publicidade pode ser uma prática não lucrativa, pois, a maioria dos usuários da internet possuem bloqueadores de publicidade. Um script de mineração oferece ao dono do site um meio alternativo de monetizar seu site através da utilização da CPU de seus visitantes para minerar criptomoedas, ou no caso da Coinhive, Monero. Entretanto, tem aumentado bastante a repercussão sobre essa prática porque existem sites que fazem uso desses scripts de mineração sem o consentimento de seus visitantes. Além do mais, existe a preocupação de que quanto mais sites passem a utilizar esses scripts, e se houverem várias abas do navegador acessando esses sites, mais rapidamente o computador do usuário ficará lento.

Aplicações que bloqueiam scripts de mineração, similares aos adblockers, estão surgindo para combater essa prática.

Vale lembrar também que o Bitcoin não pode ser minerado utilizando scripts de mineração porque o processo de mineração do Bitcoin requer uma quantidade muito elevada de poder computacional. Para esse propósito são utilizados hardwares especializados conhecidos como application-specific integrated circuits (ASICs) para mineração de bitcoin.

Postado originalmente por Bisade Asolo em Mycryptopedia

Círculo Liberal | Curitiba | 2017