Um Breve Lembrete do Por Que o Bitcoin foi Criado

Publicado em por Davi Junior

Bitcoin criou a chamada confiança descentralizada. Entender as implicações disso é fundamental para entender o bitcoin.

  • Pessoas costumavam pagar umas as outras com ouro e prata. Era difícil de transportar e também de dividir.

  • O papel moeda foi inventado. Era dinheiro que representava ouro nos cofres dos bancos. Mais fácil de transportar e dividir.

  • Bancos emitiam mais papel moeda do que a quantidade de ouro que existia em seus cofres. Os bancos faziam "reservas fracionárias". Uma verdadeira máquina de criar dinheiro. Mas tanto hoje como no passado os bancos quebravam justamente por causa disso, com base na premissa de que os depositantes não iriam efetuar saques todos ao mesmo tempo.

  • Banco central foi inventado. Os bancos centrais seriam credores de última instância. O problema de saques ao mesmo tempo foi controlado com depósitos interbancários viabilizados pelo banco central. O risco de saques em massa não diminuiu, ficaram menos frequentes e o impacto aumentou. Os bancos permaneciam, sobretudo, basicamente insolventes nesse esquema de reservas fracionárias.

  • Bancos continuariam a ter problemas. No entanto, se um banco tivesse afundado em problemas significaria que todos os outros também estariam. Governos teriam que resgatar os bancos.

  • Todos os laços entre sistema financeiro e o ouro foram rompidos em 1971 quando o presidente Nixon decidiu que o Dólar não mais seria lastreado por uma quantia fixa de ouro. Isso agravou o problema porque agora não havia mais nenhum limite na quantidade de papel moeda que pudesse ser criada pelo governo.

  • A partir desse momento todo o dinheiro era criado como crédito. O dinheiro deixou de ser lastreado por um ativo. Quando você toma um empréstimo, o dinheiro é criado e então entregue a você. O banco espera que esse dinheiro recém-criado seja retornado para ele com um acréscimo de juros. É claro que os bancos precisam manter alguma reserva porém essas reservas consistem basicamente do mesmo dinheiro baseado em crédito. E tem outra coisa, essas reservas são muito menores do que os empréstimos que eles concedem.

  • Isso causou uma explosão na oferta de dinheiro. O Federal Reserve deixou de emitir relatórios do M3 (é uma medida de oferta de dinheiro) em 2006. Já o ECB (European Central Bank) reporta atualmente um aumento anual de 5% na oferta do euro.

  • Essa oferta monetária causa um aumento anual nos preços. O aumento dos preços é um pouco menor do que o aumento na oferta de dinheiro. Isso acontece por causa do aumento da produtividade. A sociedade se torna cada vez melhor em produzir mais gastando menos. Portanto, na ausência da criação de dinheiro você pode esperar queda de preços todo ano. Quando essa queda não acontece é precisamente por causa da criação de dinheiro.

  • O que resta então é uma taxa de inflação em torno dos 2% (EUA).

  • Os bancos descobrem então que eles podem se apropriar desse aumento de produtividade + 2% todo ano, sem que as pessoas reclamem muito. Eles fazem isso através do aumento da oferta de dinheiro em 5% ao ano, e conseguem esse dinheiro de volta com acréscimo de juros.

  • Além dessa insidiosa taxa imposta na sociedade, os bancos fazem ela de refém de tempos em tempos. No caso de crise financeira, por exemplo, bancos precisam ser resgatados pelo governo ou então todo o sistema entra em colapso.

  • Além desses problemas, bancos e governos estão se esforçando para acabar com o dinheiro. Isso significa que duas pessoas livres não seriam capazes de transacionar dinheiro sem a intervenção de um banco. Se você acredita que transacionar dinheiro com os outros é um direito fundamental, então esse tipo de coisa deve deixar você aterrorizado.

  • A ausência de um dinheiro sólido (lastreado em alguma coisa valiosa) era a raiz do problema. Fomos forçados então a utilizar o papel moeda do FED porque não havia alternativa melhor. Ouro e prata continuam inviáveis de ser utilizados.

  • Quando houve uma tentativa de lançar uma moeda privada lastreada por metais preciosos (Liberty dólar), essa iniciativa foi suprimida porque ameaçava o sistema de moedas dos Estados Unidos. Uma alternativa de moeda somente poderia ser bem sucedida se, a princípio, "ninguém" a lançasse e se não houvesse um ponto central de falha.

  • Era necessário então um sistema peer-to-peer de dinheiro eletrônico. Foi justamente isso que Satoshi Nakamoto descreveu em 2009. Era uma resposta para todos os problemas descritos acima. A frase abaixo foi inscrita por ele na descrição do bloco genesis (primeiro bloco do bitcoin): "03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks" (Chanceler a beira de um segundo resgate aos bancos). Que faz referência e crítica ao sistema bancário de reservas fracionárias.

Bitcoin foi criado para ser uma alternativa ao nosso sistema financeiro atual.

Traduzido por Davi Junior
Postado originalmente por hodlgentlemen em Reddit

Círculo Liberal | Curitiba | 2017