Apoie o Círculo Liberal


Fazemos panfletos de nossas ideias, divulgamos nosso conteúdo na internet e nos encontramos duas vezes por semana em nossas reuniões de estudo. Podemos e gostariamos de fazer mais.

O grupo possui um perfil multidisciplinar composto por engenheiros, sociólogos, historiadores, tradutores e desenvolvedores de software.

Ao se tornar um apoiador você passará a receber um relatório mensal de todas as atividades realizadas pelo grupo, incluindo artigos escritos, postagens e campanhas de divulgação em redes sociais, produção e impressão de panfletos, e qualquer outra coisa feita pelo Círculo Liberal. Poderá também participar ativamente sugerindo e ajudando em qualquer ação promovida pelo grupo.

O valor da doação é fixado em apenas R$ 5,00 por mês.


Quero ajudar!


O Livro Negro do Comunismo

O mais completo estudo existente do comunismo, sob o prisma de suas atrocidades, está em O Livro Negro do Comunismo. Esta espécie de enciclopédia do comunismo revela, em oitenta anos de regime comunistas, um saldo de quase 100 milhões de mortos, com a esmagadora maioria de vítimas nos dois gigantes do marxismo-leninismo - a União Soviética e a China.

Como Ser Um Conservador

O filósofo político inglês Roger Scruton construiu sua reputação ao empregar a sua inteligência na reflexão e divulgação do pensamento conservador. É um pensador que sabe conjugar de forma exemplar um raciocínio profundo com um texto sofisticado e preciso. O tema central deste livro é o conservadorismo. E é a partir da apresentação teórica e prática do pensamento conservador em suas várias dimensões na vida em sociedade que Scruton examina e explica como ser um conservador. E o faz com uma habilidade grandiosa para expor teoria e análise de maneira clara e concisa sem simplificá-las ou vulgarizá-las. Essa mestria permite ao leitor encerrar a leitura com a percepção de que aprendeu algo valioso e com o sentimento de que pertence a uma tradição, mesmo que ainda tenha que descobri-la.

A República

Autor de vasta obra filosófica, Platão preocupou-se com o conhecimento das verdades essenciais que determinam a realidade e, a partir disso, estabeleceu os princípios éticos que devem nortear o mundo social. ''A República'' é uma das obras-primas de Platão. Nela o filósofo expõe suas idéias políticas, filosóficas, estéticas e jurídicas.Este livro traz a ''Alegoria da caverna'', uma das mais belas passagens de toda a obra de Platão. O filósofo imaginou um Estado ideal, sustentado no conceito de justiça. Leitura obrigatória.

Democracia – O deus que falhou

Obra mais emblemática de Hans-Hermann Hoppe e propõe uma verdadeira revolução intelectual contra a legitimidade da democracia como entendemos hoje. É uma interpretação econômica e filosófica da História e salienta os incentivos associados aos governos de propriedade privada (monarquia) e de propriedade pública (democracia) visando compreender o crescente expansionismo dos governos. Este livro é uma leitura aconselhável a todos os que perderam a fé na democracia como vemos aplicada no mundo atual e que não toleram mais suas falhas éticas e econômicas. Explica de maneira lapidar a contradição entre democracia, liberdade e do aumento do bem-estar da sociedade. O argumento moral de Hoppe é corajoso e cuidadosamente justificado na obra.

Acredite, Estou Mentindo : Confissões de um Manipulador das Mídias

Descubra como funciona o jornalismo atual, cada vez mais focado em cliques e visualização de páginas do que com a autenticidade da informação. Sites de pouca credibilidade conseguem influenciar a pauta e os noticiários dos veículos maiores, criando um círculo vicioso que se autoalimenta de boatos e notícias insignificantes. Este livro mostra em detalhes como manipular o ciclo de notícias online, plantar uma história dentro de um grande site de notícias e como fazer essa história aparecer na TV, em rede nacional. É relativamente fácil quando se conhece as regras do jogo.

O Caminho da Servidão

Esta obra defende que o planejamento econômico não é apenas assunto de interesse acadêmico, mas também objeto de estudo e de interesse público e governamental. A obra objetiva oferecer bases para uma discussão sobre a economia planejada.

A Arte da Guerra

Um dos livros de estratégia mais notáveis e influentes, lido e estudado com entusiasmo por políticos e executivos modernos.A Arte da Guerra é tido como um dos clássicos mais importantes do humanismo chinês, ao lado do I Ching e do Tão-Te King.Cada um dos seus aforismos revela uma faceta particular da psicologia humana.

O príncipe

Esta obra escrita por Maquiavel no século XVI revela que suas apreciações sobre temas como moral, ética e poder permanecem tão atuais como no momento em que foram escritas. Maquiavel parte das condições sócio-históricas da época para construir um novo tratado sobre as regras que regem a ética na atuação política, abordando desde o poder, as formas de governo, a conduta e as virtudes do governante até o funcionamento do Estado. Um verdadeiro manual político, que alia técnicas para a compreensão de elementos fundamentais sobre a conquista do poder e sua manutenção.

Capitalismo e Liberdade

Este livro é de grande atualidade, em especial na América Latina. Sua ideia central é a de que o mesmo Estado que constrange a liberdade econômica termina por também tolher a liberdade individual. É o que todos nós vivenciamos no cotidiano da América Latina. Como declarou Thomas Jefferson, ‘o progresso está à mão se conseguirmos nos livrar do governo que desperdiça o esforço das pessoas com a desculpa de querer protegê-las’. Mas a lição principal do livro vem da própria experiência de Friedman, de defender esses ideais quando a maioria das pessoas acreditava no Estado grande. Por isso o livro lhe ensinará muito, não só sobre pensamento e política econômica, mas também sobre a importância de lutar por suas ideias, mesmo quando elas não são populares.

Download do resumo do livro feito por Wilton Costa

Gramática Latina

"Não encontra o pobre estudante brasileiro quem lhe prove ser o latim, dentre todas as disciplinas, a que mais favorece o desenvolvimento da inteligência. Talvez nem mesmo compreenda o significado de "desenvolver a inteligência", tal a rudeza de sua mente, preocupada com outras coisas que não estudos.

O hábito da análise, o espírito de observação, a educação do raciocínio dificilmente podem os, pobres professores, conseguir de um estudante preocupado tão só com médias, com férias, com bolas, com revistas." - Napoleão Mendes

Única obra de ensino de Latim no mercado, que trata de forma clara e didática a estrutura e o funcionamento dessa língua e estabelece correspondência com a sintaxe da Língua Portuguesa. Napoleão Mendes de Almeida trata-se de um autor de grande prestígio no meio acadêmico do Direito e das Letras Clássicas e Vernáculas. É considerado referência no ensino de Latim, sua marca registrada no mercado é a organização clara e precisa de conteúdos e a característica extremamente didática de suas obras. Há muitos anos mantém-se como obra de grande valor e uma das mais tradicionais e conhecidas do mercado.

Emerson's Essay on Compensation

A Lei da Compensação diz que você nunca pode ser compensado, no longo prazo, por mais do que você consegue oferecer hoje. O salário que você recebe atualmente é a compensação pelo o que você fez no passado. Se você deseja aumentar sua compensação, então você deve aumentar o valor do seu trabalho. Esse ensaio é uma das bases de toda uma escola de pensamento do sucesso e desenvolvimento pessoal.

A Revolta de Atlas

Ayn Rand traça um panorama estarrecedor de uma realidade em que o desaparecimento das mentes criativas põe em xeque toda a existência. Com personagens fascinantes, como o gênio criador que se transforma num playboy irresponsável, o poderoso industrial do aço que não sabe que trabalha para a própria destruição e a mulher de fibra que tenta recuperar uma ferrovia transcontinental, a autora apresenta os princípios de sua filosofia: a defesa da razão, do individualismo, do livre mercado e da liberdade de expressão, bem como os valores segundo os quais o homem deve viver – a racionalidade, a honestidade, a justiça, a independência, a integridade, a produtividade e o orgulho.

A Lei

Lei, na definição de Bastiat, é “a organização coletiva do direito individual de legítima defesa” – o direito de defender a integridade, a liberdade e a propriedade. Em uma sociedade em que ela se limitasse a isso, segundo Bastiat, as pessoas não teriam por que reclamar do governo, tendo respeitados a sua própria individualidade, “seu trabalho livre e os frutos de seu labor”, protegidos contra qualquer injustiça.

As Ideias Conservadoras

Em um país de democracia recente e marcado historicamente por ditaduras como o Brasil, o pensamento político conservador costuma ser associado ao autoritarismo e à supressão das liberdades individuais. O audacioso objetivo deste livro é desfazer esse equívoco e apresentar ao leitor as ideias conservadoras, que não se confundem com as doutrinas reacionárias.

Liberalismo

Marx tem sido merecidamente acusado de haver escrito uma condenação ao capitalismo e de não ter nunca conseguido - nem os seus seguidores - descrever o funcionamento de uma sociedade socialista. A atitude de Mises é diferente: tendo denunciado as falácias do socialismo, foi levado por sua honestidade a explicitar também o que seria uma sociedade liberal. Escreveu então Liberalismo. Esta obra, que nos fornece a base de uma ideologia liberal, apresenta a mais viva condenação ao colonialismo e a advertência do que poderia ocorrer - e infelizmente ocorreu na Alemanha - por força da crescente intervenção do estado na vida dos cidadãos.

Círculo Liberal | Curitiba | 2017